LAUDOS E RELATÓRIOS TÉCNICOS

RECEBIMENTO DE IMÓVEIS NOVOS E LOCADOS

Após a aquisição do tão sonhado imóvel, se faz necessário uma avaliação técnica para garantir a qualidade, conforto e conformidade das instalações. 

 

Para essa vistoria, adotamos o LAUDO DE RECEBIMENTO DE IMÓVEIS que consiste em uma documentação elaborada a partir de uma análise técnica das instalações e construção em geral, com foco principal na compatibilização do projeto e execução.

 

Durante a visita técnica, são fotografados todos os pontos do imóvel para auxiliar no detalhamento das condições do empreendimento. Caso sejam detectadas anomalias e falhas na construção, deve ser detalhado no laudo de recebimento de imóvel o problema em si, a ação adequada para solucionar o problema e o custo que essa ação acarretará

VISTORIA CAUTELAR

Durante de uma obra, muitos problemas podem ocorrer, desde o início da demolição, a implantação do canteiro de obras, escavação, terraplenagem, fundações até o fim das obras, que pode durar anos.

A Vistoria Cautelar visa registrar se os eventuais danos foram originários de anomalias anteriormente existentes ou provocados pela obra, além de servir como prova técnica do estado do bem à época da vistoria.

O documento tem por finalidade, bem como medida preventiva registrar as características e condições físicas aparentes do terreno-motivo (local a ser construído) e imóveis confrontantes informados pela Contratante

AUTOMETRAGEM

Construtoras respondem pela diferença em metragem dos imóveis comprados na planta. Apesar de o Código Civil prever uma margem de tolerância de 5% para mais ou para menos, as relações de consumo são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor que tende a beneficiar o comprador.

 

A divergência no entendimento sobre a margem de erro permite ao consumidor reclamar e receber indenização em caso de metragem menor que a prometida.

Apesar de a diferença ser considerada pequena pelo mercado, o aumento ou redução influencia o valor dos imóveis cobrados pelo metro quadrado. Em um imóvel de 100 metros quadrados, por exemplo, a redução de 5% equivale uma área útil de 2,2 metros por 2,2 metros.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/erro-na-metragem-da-direito-a-reclamacao-r8lygni3alzo9c6n1tjkh1se
 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Nas perícias no fórum civil, caso seja necessário, o juiz nomeia o seu perito, que é denominado perito do juiz e cada parte poderá indicar um assistente técnico.

Assistente Técnico é o nome que se dá ao profissional especializado em determinada área do conhecimento que é indicado por alguma das partes para auxiliá-lo em questões que demandam conhecimento específico cujos honorários são pagos pela parte contratante dos serviços.

O assistente técnico bem definidas, A SABER:
 

  • Prestar assessoramento técnico especializado ao advogado na montagem inicial do processo.

  • Uma delas é a pré-analise que este realiza dos exames periciais juntado nos autos com o objetivo de identificar erros nos exames periciais com base no exame minucioso da metodologia empregada, da adequação das técnicas utilizadas e que podem ser graves e que podem trazer consequências gravíssimas para o processo.

  • A outra grande e importante função é o acompanhamento dos trabalhos periciais do perito nomeado pelo juiz, a orientação e elaboração de quesitos que vão ser respondidos pelo perito oficial.

  • E por ultima a elaboração de um Parecer Técnico fundamentado cientificamente concordante ou discordante com o Laudo emitido pelo Perito do Juiz.