ORÇAMENTO DE OBRAS

O orçamento de cada obra é o resultado obtido pela relação das quantidades de obras e serviços a serem executados, utilizados para cada item em particular os preços unitários obtidos junto ao mercado.

A apresentação do orçamento deverá seguir a ordenação do Decreto 92.100/86 que dispõe sobre a orçamentação de obras.

Para que possamos apresentar o orçamento justo e atualizado no mercado, trabalhamos com base orçamentária dos insumos, através do sistema Informativo SBC (www.informativosbc.com.br).

As composições constantes da Base de Dados SBC, são adequadas, cidade a cidade em função da produtividade de mão-de-obra, assim como em relação a preços e custos.

Esta base foi criada em 1963 pelo Professor Miguel Stabile, hoje é considerada a maior coleção de composições do país (10.858 COMPOSIÇÕES e 8.532 INSUMOS) presente em 27 capitais. Agora os usuários do OrçaFascio podem ter acesso a SBC para confeccionarem seus orçamentos com base de dados do Informativo SBC.

PLANEJAMENTO DE OBRAS

Planejar é prever as ações e recursos necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo.

 

Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer um bom planejamento de obra. Também sabemos que dificilmente você irá conseguir acertar tudo, e que certamente surgirão imprevistos. Mas iniciar uma construção sem saber quanto tempo e dinheiro irá custar é muito arriscado, pois a chance de você não conseguir terminar a construção são enormes. E para saber o tempo e custo estimado de uma obra é necessário fazer um bom planejamento de obra.

Um planejamento bem feito também irá ajudar a economizar dinheiro na compra dos materiais e contratação dos serviços. Além de minimizar o desperdício de materiais e retrabalhos.

Tão importante como planejar, é acompanhar o planejado com atualizações de cada etapa das obras e fazendo os ajustes necessários no cronograma. Assim, podemos ter ao término da obra, um comparativo do que foi previsto, com o que foi realizado.

Para tal, trabalhamos com a ferramenta MS Project, onde conseguimos acompanhar tanto a parte física, quanto a parte financeira da obra. Para tal, cada etapa da obra, terá o seu valor atribuído na fase orçamentária e importado para o programa. Com o andamento de cada etapa atualizamos o percentual executado, que automaticamente reflete no avanço financeiro.

Para intensificar o acompanhamento, montamos o que chamamos de EAP, para o acompanhamento (quinzenal ou mensal) das medições das obras. Assim, temos as medições acumuladas, as medições atuais e o saldo de cada etapa, e o global do projeto.

RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DE OBRAS

Relatório técnico de acompanhamento de obras é o relato do atual estagio das obras, com registros fotográficos e definição de percentuais executivos de cada etapa da construção, evidenciado através de memórias de cálculos dos quantitativos. 

Esse tipo de documento, deve ser realizado por profissionais habilitados e com emissão de ART, visto que suas informações terão relevante informação da obra, podendo servir de avanço físico e financeiro do projeto.