PLANTAS PARA LICENCIAMENTO E LEGALIZAÇÃO DE OBRAS

O projeto deverá ser elaborado por engenheiro devidamente registrado no Conselho Regional de  Engenharia e Agronomia – CREA-RJ.

 

Deverão ser apresentados no padrão SMU nos formatos DWG e PDF.

 

Será composto de no mínimo planta de situação, planta baixa e corte para os casos de modificação com acréscimo. Nos casos de fechamento de varandas serão exigidos apenas a planta baixa do imóvel indicando a área da varanda e o fechamento executado.

 

As plantas deverão estar na escala de 1/100, 1/75 ou 1/50. A planta de situação poderá estar em escala reduzida até 1/500, desde que permita a leitura das informações.

 

Na planta de situação deverá constar Quadro de Áreas indicando a área existente e a área de acréscimo a ser legalizada (coberta e descoberta).

ESTRUTURAL EM CONCRETO ARMADO

Esse tipo de projeto, tem a finalidade de definir as seções mínimas necessárias para o atendimento a NBR 6118, NBR 6120, entre outras, de modo os parâmetros necessários.

As estruturas são responsáveis por dar a sustentação A EDIFICAÇÃO. Elas transferem o peso (carga) da construção para as fundações, que por sua vez distribuem a carga para o solo.

O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

Isto torna a combinação de concreto e aço muito eficaz e difundida em todos os tipos de obras. Em OBRAS RESIDENCIAIS, a estrutura de concreto armado mais utilizada é a coluna-viga-laje ou pilar-viga-laje.

Nesse tipo de estrutura o peso dos telhados, caixa d’água e laje é uniformemente distribuído para as vigas. Estas distribuem os pesos para as colunas. Assim as cargas não passam pelas paredes e vão das colunas direto para as fundações.

ESTRUTURAL EM ESTRUTURA METÁLICA PARA GALPÕES

EM CONSTRUÇÃO

ESTRUTURAL EM ESTRUTURA METÁLICA PARA GALPÕES

EM CONSTRUÇÃO